FacisNotícias

Blog da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga

terça-feira, outubro 28, 2008

Os Lusíadas

COMPANHIA DE TEATRO DE BRAGA

apresenta

“OS LUSÍADAS”

ENCENAÇÃO DE ALEXEJ SCHIPENKO

REGRESSA AO PEQUENO AUDITÓRIO

21 a 30 Outubro > Theatro Circo

A Companhia de Teatro de Braga coloca em cena, a partir de desta terça-feira (21), “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, com encenação e dramaturgia de Alexej Schipenko.

Consubstanciada numa «longa, estranha e assombrosa Viagem no Tempo, vivida por um punhado de Lusos, projectados num Futuro e tornados heróis pela Ideia e pela Pena de Luís de Camões», a adaptação teatral da obra mais emblemática da literatura portuguesa – que estará em reposição de 21 a 23 (11h00, 15h00 e 21h30), 25 (21h30), 26 (16h00) e de 28 a 30 (11h00, 15h00 e 21h30) deste mês – propõe a transformação do texto numa forma visual protagonizada pelos indispensáveis Luís, Vasco, Adamastor, Mouros, pelo Rei de Melinde e pelas Ninfas, entre muitos outros.

«A principal situação inscrita no poema é uma viagem, um trajecto, um estado de trânsito», expõe o encenador russo que, ao mesmo tempo, revela que «o importante não é aquilo que acontece mas como acontece».

Protagonizado por Carlos Feio, Rui Madeira, Rogério Boane, Jaime Soares, Solange Sá, Teresa Chaves e Puppa Formusura, actores responsáveis pela interpretação de um pequeno, mas aguerrido, grupo de portugueses que, a bordo da Nave Especial, prossegue com a saga de querer “dar novos mundos ao mundo”.

Partindo do trabalho desenvolvido com o “Auto da Barca do Inferno”, a Companhia de Teatro de Braga regressa com “Os Lusíadas” transmutados na sua forma pelo olhar de Schipenko, numa incursão exploratória pelo universo da Língua e da Literatura Portuguesas.

Considerado um dos mais radicais autores russos, Schipenko iniciou em 2005 um processo de colaboração com a Companhia de Teatro de Braga, que resultou na criação e encenação das peças “A Vida Como Exemplo” e “Praça de Touros” (2006).

Destinado a um público maior de 16 anos, os ingressos, a 10 euros para o público em geral e a 5 euros para estudantes e pessoas com mais de 65 anos, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo. As sessões das 11h00 e 15h00 destinam-se a escolas, mediante marcação prévia.

Mais informação: www.ctb.pt; www.teatrocirco.blogspot.com; www.theatrocirco.com; luciana.silva@theatrocirco.com e através do “call center” 253 203 800.

Câmara Municipal de Braga, 21 de Outubro de 2008

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Etiquetas: ,