FacisNotícias

Blog da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga

terça-feira, outubro 28, 2008

VALTER HUGO MÃE COORDENA COMUNIDADE DE LEITORES SOBRE NOVA LITERATURA PORTUGUESA

“A Baía dos Tigres”, de Pedro Rosa Mendes, é a obra que abre, a 11 de Novembro (21h30), no Theatro Circo, uma comunidade de leitores dedicada à “Nova Literatura Portuguesa em Oito Livros”, orientada por valter hugo mãe.

«Para entendermos o que está em causa, esta comunidade arranca a partir da temática dos novos, propondo um itinerário por oito livros que servirão de pretexto para se falar de muitos mais», explica Paulo Brandão, Director-Artístico do Theatro Circo, contextualizando, desta forma, a primeira iniciativa exclusivamente dedicada à literatura desenvolvida pela casa de espectáculos bracarense.

Com periodicidade quinzenal, “A Nova Literatura Portuguesa em Oito Livros” acontece ainda a 25 de Novembro e 9 de Dezembro, datas em que é proposta a análise respectiva das obras “Nenhum Olhar”, de José Luís Peixoto, e “Anos 90 e Agora, Uma Antologia da Nova Poesia Portuguesa”, com organização e selecção de Jorge Reis-Sá.

Para 2009, a comunidade de leitores, que tem como cenário o salão nobre do Theatro Circo, seleccionou ainda a abordagem das obras “Amar Não Acaba”, de Frederico Lourenço (6 de Janeiro), “Jerusalém”, de Gonçalo M. Tavares (20 de Janeiro), “o remorso de baltazar serapião”, de valter hugo mãe (3 de Fevereiro), “Aonde O Vento Me Levar”, de Manuel Jorge Marmelo (17 de Fevereiro), e “A Ressurreição da Água”, de Maria Antonieta Preto (3 de Março).

Motivada pelo crescente reconhecimento da nova literatura portuguesa, consequência de um maior nível de qualidade e da popularização de autores que começam a atingir a internacionalização, “A Nova Literatura em Oito Livros” destina-se a um público com idade superior a 16 anos e de formação académica variada.

Visando incentivar a participação dos leitores, a iniciativa vai desenvolver-se num ambiente informal proporcionado pela orientação de valter hugo mãe, jovem autor distinguido em 2007 com o Prémio José Saramago para o romance “o remorso de baltazar serapião”.

Com várias obras traduzidas e editadas em países como Espanha, Brasil, República Checa, Tunísia, Israel, Alemanha, Suiça, Eslovénia, Estónia e Estados Unidos da América, valter hugo mãe é autor de uma vasta bibliografia constituída pelos romances “o nosso reino” (2004) e “o apocalipse dos trabalhadores” (2008), e por diversos livros de poesia, designadamente “pornografia erudita” (2007), “livro de maldições” (2006), “o resto da minha alegria seguido de a remoção das almas” (2003), “útero” (2003), “a cobrição das filhas” (2001) e “três minutos antes de a maré encher” (2000).

Distinguida com o Prémio Pen Club 2000, “A Baía dos Tigres”, obra de estreia do jornalista português Pedro Rosa Mendes, propõe aos participantes da primeira sessão desta comunidade de leitores uma “viagem” pelo continente africano, usando como veículo uma narração construída entre a realidade e a ficção.

«Misturam-se personagens reais com histórias fictícias, e histórias reais contadas com personagens que viveram em épocas diferentes», explica Pedro Rosa Mendes, que define o seu livro de introdução no panorama literário como «um estranho onde existem histórias inventadas com suporte real e casos reais ficcionados».

Com um acolhimento notável entre o público e a crítica nacionais, “A Baía dos Tigres” passou fronteiras e foi já editado no Brasil, Espanha e Itália.

Os ingressos, a 10 euros por sessão ou 40 euros para a totalidade das sessões da comunidade de leitores, encontram-se disponíveis na bilheteira do Theatro Circo.

Mais informações:

Luciana Queirós da Silva (luciana.silva@theatrocirco.com) ou em www.valterhugomae.com, www.casadeosso.blogspot.com, www.theatrocirco.com, e no “call center” 253 203 800.

Theatro Circo/Município de Braga, 17 de Outubro de 2008

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Etiquetas: ,