FacisNotícias

Blog da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga

sexta-feira, outubro 31, 2008

Programa de Novembro da BLCS

BIBLIOTECA CRAVEIRO DA SILVA A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva sugere para Novembro:

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

1 a 15
“Até a Guerra tem limites”
Fotografia sobre Direito Internacional Humanitário

3 a 30“Animais como nós”
Exposição de pintura de Zélia Monteiro

16 a 31“Património de Braga e Guimarães”
Pintura a óleo por Adelina Soares Ribeiro

APRESENTAÇÃO DE LIVROS

27 > 21h30 “o apocalipse dos trabalhadores”
valter hugo mãe
Apresentação do mais recente livro de valter hugo mãe – “o apocalipse dos trabalhadores” –, com a presença do autor, que venceu o Prémio José Saramago em 2007 com o romance “o remorso de baltazar serapião”. Entrada livre
29 > 15h30 “O arrependido: a queda de um sonho”
José António de Castro Gonçalves
Apresentação do livro de José António de Castro Gonçalves - “O arrependido: a queda de um sonho”, da Editora Corpus editado em Setembro de 2008. Entrada livre.
WORKSHOPS, ACÇÕES DE FORMAÇÃO E CONFERÊNCIAS
8, 15 > 10h30 “Anima com Riso a Leitura”
Pesquisas médicas mostram que o riso é um excelente exercício, desde logo porque ventila profundamente os pulmões, deixando músculos, nervos e coração quentes e relaxados. Esta prática é considerada uma medida proactiva, de enorme benefício, para a gestão de “stress” e ansiedade. Material necessário: roupa confortável, uma manta, meias…Actividade semanal, inscrição mensal. Custo das quatro sessões: 20 euros. Mais informações: 253 205 977 4 > 21h30“
Reiki – uma chave de acesso à consciência”
Palestra “Reiki - uma chave de acesso à consciência”, com João Carlos Melo. Organização do projecto “Reiki Sem Fronteiras”, em parceria com a BLCS. Entrada livre.
4 e 5 > 17h00 às 20h00“
Escrever para ler - ateliê de incentivo à leitura e à escrita
”Pretende-se trabalhar as formas de desenvolver a criatividade no texto escrito através de exercícios de escrita criativa, da leitura participada e da análise das várias interpretações de um texto. Trabalhar o texto escrito nesta perspectiva é o motor de arranque para chegar ao prazer da leitura, da descoberta do escritor e do seu imaginário. Actividade realizada com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, no âmbito do Programa de Acções de Promoção da Leitura.Público-alvo: bibliotecários e técnicos de biblioteca, professores, educadores e animadores socioculturais. Animadora: Margarida Fonseca Santos. Mais informações: 253 205 977. 8 >16h00 ; 12 >17h00 “Henry Dunant: Do Vermelho sobre a Cruz”Dominque Othenin Girard

Projecção do filme “Henry Dunant: Do Vermelho sobre a Cruz», de Dominque Othenin Girard (2006), no âmbito da exposição “Até a Guerra tem Limites”.
12 > 10h00“Castanhas Assadas com Histórias Cantadas” Hora de conto musicada
Comemoração do Dia de São Martinho, «com surpresa castanha». Actividade realizada por António Castanheira, com a colaboração da equipa de animação da BLCS. Para alunos do Primeiro e Segundo ciclos. Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia.
14 > 21h30 “Enfrentar as infecções num mundo globalizado”
Conferência com Henriques Barros (catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e o moderador Henrique Botelho (director da Centro de Saúde de Terras de Bouro). Organização da Fundação Bracara Augusta. Entrada livre.
19 > 17h00 “Informática e Sociedade”
Conferência “Informática e Sociedade” com a presença de José Maia Neves, catedrático da Universidade do Minho. Organização da Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com a BLCS. Entrada livre.
20 > manhã e tarde “As piores formas de exploração de crianças no mundo globalizado”
Encontro de reflexão sobre “As piores formas de exploração de crianças no mundo globalizado”. Organização da Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil.
24 > 14h30 Saúde 24 – Linha de Cuidados de SaúdeSessão de divulgação “Saúde 24 - Linha de Cuidados de Saúde”. Organização da Direcção-Geral de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal de Braga.
27, 28 > 9h30 -12h30;14h00 -17h00 “Conta – Contos” Companhia Panda-Pá
Um atelier onde cada participante percorre, de uma forma sincera e verdadeira, o percurso criativo sem a obrigação de formalizar um resultado estético, mas sim uma escolha pessoal que aporte um olhar diferente de um conto já contado vezes sem conta, mas que pode ser enriquecido pelo poder da imaginação.Histórias a ler: “A Pequena Sereia” e “O Rouxinol do Imperador”, de Hans Christian Andersen. Mais informações: 253 205 977.

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 29, 2008

Programa Cultural da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Exposições temporárias

1 a 15 de Novembro

«Até a Guerra tem limites»

A Cruz vermelha Portuguesa e a Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República apresentam esta exposição fotográfica sobre Direito Internacional Humanitário (DIH). Esta exposição foi exibida pela primeira vez no V Fórum Social Mundial (Porto Alegre, Brasil, 2005), e parte dela tem vindo a ser apresentada em Portugal com o apoio da Comissão Europeia, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e da Cruz Vermelha Portuguesa.

3 a 30 de Novembro

«Animais como nós» — Exposição de pintura de Zélia Monteiro.

16 a 31 de Novembro

«Património de Braga e Guimarães»

Exposição de pintura a óleo por Adelina Soares Ribeiro.

Apresentação de livros


27 de Novembro - 21h30

Apresentação do mais recente livro de Valter Hugo Mãe - “O Apocalipse dos Trabalhadores”, das Edições Cosmorama. Valter Hugo Mãe foi vencedor do Prémio José Saramago com o romance “O remorso de Baltazar Serapião”. Entrada livre.

29 de Novembro - 15h30

Apresentação do livro de José António de Castro Gonçalves - “O arrependido: a queda de um sonho”, da Editora Corpus (Set. 2008).

Entrada livre.

Workshops, acções de formação e conferências

8 e 15 de Novembro (sábados) - 10h30

(Actividade semanal, inscrição mensal)


Continuação do ciclo Anima com Riso a Leitura, com o formador/monitor Paulo Morais.

Pesquisas médicas mostram que o riso é um excelente exercício que ventila profundamente os pulmões, deixando músculos, nervos e coração quentes e relaxados. Esta prática é considerada uma medida proactiva, de enorme beneficio, para a gestão de stress e ansiedade. Duração de uma hora.

Material necessário: Roupa confortável; uma manta; meias (fazem-se as sessões descalço)

Custo total das 4 sessões: 20 euros

4 de Novembro - 21h30

Palestra “Reiki - uma chave de acesso à consciência”, com o mestre João Carlos Melo. Organização Projecto Reiki Sem Fronteiras, em parceria com a BLCS. Entrada livre.

4 e 5 de Novembro - 17h00 às 20h00

Escrever para ler” - Ateliê de incentivo à leitura e à escrita, por Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª.

Pretende-se trabalhar as formas de desenvolver a criatividade no texto escrito através de exercícios de escrita criativa, da leitura participada e da análise das várias interpretações de um texto. Trabalhar o texto escrito nesta perspectiva é o motor de arranque para chegar ao prazer da leitura, da descoberta do escritor e do seu imaginário.

Público-alvo: bibliotecários e técnicos de biblioteca, professores, educadores e animadores socioculturais.

Duração: 6h (3 horas por dia)

Animadora: Margarida Fonseca Santos

Esta actividade é realizada com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, no âmbito do Programa de Acções de Promoção da Leitura.

Inscrição gratuita na Sala Infanto-Juvenil, todavia sujeita a pré-inscrição e pagamento de 5 euros de caução (restituída no dia da acção). Mais informações contactar telefone 253 205 977.

8 de Novembro - 10h00 às 12h30; 14h00 às 17h30

Encontro de Reikianos & Amigos Sem Fronteiras. Organização Projecto Reiki Sem Fronteiras, em parceria com a BLCS. Oferta de Reiki ao público. Entrada livre.

8 de Novembro - 16h00 e 12 de Novembro - 17h00

Projecção do filme «Henry Dunant: Do Vermelho sobre a Cruz», de Dominque Othenin Girard (2006), no âmbito da exposição “Até a Guerra tem limites”. Entrada livre.

12 de Novembro - 10h00 - Hora de conto musicada

“Castanhas Assadas com Histórias Cantadas”

Comemoração do Dia de S. Martinho, com surpresa castanha. Actividade realizada por António Castanheira, com a colaboração da equipa de animação da BLCS. Para alunos do 1º e 2º ciclos. Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia pelo tel. 253 205 977.

14 de Novembro - 21h30

Conferência “Enfrentar as infecções num mundo globalizado”, com os conferencistas Prof. Doutor Henriques Barros (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Univ. Porto) e Dr. Henrique Botelho (Director da Centro de Saúde de Terras de Bouro) - moderador. Organização da Fundação Bracara Augusta. Entrada livre.

19 de Novembro - 17h00

Informática e Sociedade” - com a presença do Prof. Doutor José Maia Neves, Prof. Catedrático da Universidade do Minho. Organização da Cruz Vermelha Portuguesa - Academia Sénior em parceria com a BLCS. Entrada livre.

20 de Novembro —~manhã e tarde

Encontro de reflexão sobre “As piores formas de exploração de crianças no mundo globalizado”. Organização CNASTI - Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil. Entrada livre.

24 de Novembro - 14h30

Sessão de divulgação Saúde 24 - LCS - Linha de Cuidados de Saúde. Organização pela Direcção-Geral de Saúde em parceria com o Município de Braga.

27 e 28 de Novembro - 9h30-12h30 e 14h00-17h00

“Ateliê de Conta- Contos”, pela Companhia Panda-Pá

Propõe-se um ateliê onde cada participante percorra de uma forma sincera e verdadeira o percurso criativo sem a obrigação de formalizar um resultado estético, mas sim uma escolha pessoal que aporte um olhar diferente de um conto já contado vezes sem conta, mas que pode ser enriquecido pelo poder da imaginação.

Objectivos:

- abordar uma história e contá-la desde uma visão própria e singular, defendendo os diferentes pontos de vista que os personagens propõem;

- descobrir o narrador “interior” e aproveitar a relação íntima com as histórias para estabelecer pontes efectivas com o público.

Histórias a ler: A Pequena Sereia; O Rouxinol do Imperador, de Hans Christian Andersen

Público-alvo: bibliotecários, professores, animadores sócio-culturais, técnicos de bibliotecas, etc.

Duração: 12 horas

Animadora: Carolina Marcolla

Esta actividade é realizada com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, no âmbito do Programa de Acções de Promoção da Leitura. Inscrição gratuita na Sala Infanto-Juvenil, todavia sujeita a pré-inscrição e pagamento de 5 euros de caução (restituída no dia da acção). Mais informações contactar telefone 253 205 977.

Actividades permanentes

Público infanto-juvenil

Hora do conto

Terça-feira - 10h00

Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto…” - Actividade de animação do livro e da leitura por Maria do Céu Nogueira (alunos de 1º, 2º e 3º ciclos).

Quarta-feira - 10h00 - “Cantar histórias”

Actividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola dinamizada por António Castanheira (alunos de 1º, 2º e 3º ciclos e adultos).

Quinta-feira - 10h00 - “A magia do «era uma vez…»”

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares (alunos de 1º, 2º e 3º ciclos).

Quinta-feira - 15h00 - Contar, recontar e inventar…histórias da tradição

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (alunos de 1º, 2º e 3º ciclos).

Ou

Ler, reler e tresler… Miguel Torga

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (alunos de 3º ciclo, secundário e adultos).

17 de Novembro - 10h00 - “Uma cidade… 12 livros”

A menina gigante”, de Manuel Jorge Marmelo e Maria Miguel Marmelo

Hora do conto realizada pela equipa de animação da BLCS (alunos de 1º ciclo).

25 de Novembro - 14h30 - “A que sabe a Lua?”, de Michael Grejniec

Os animais têm curiosidade por conhecer o sabor da lua. A tartaruga decide subir à montanha mais alta para a provar mas sozinha não consegue e pede ajuda a mais animais. Conto com surpresa. Animação da leitura para pré-leitores (3/5 anos). Actividade dinamizada por Amélia Silva.

Ateliê de artes plásticas

7 e 21 de Novembro - 10h30

“Histórias com desenhos dentro” - a actividade a desenvolver será a de levar as crianças a descobrirem e a desenharem as formas das pessoas, animais, plantas, objectos ou ambientes que coabitam em histórias onde o real e o imaginário se misturam. Actividade dinamizada por Eduarda Coquet, sujeita a marcação prévia pelo tel. 253 205 977.

Sessões de cinema para Crianças e Jovens

Exibição de filmes para grupos dos públicos infantil e juvenil, sob marcação prévia pelo tel. 253 205 977.

Público Sénior

“Livros novos, as histórias de sempre…” - Projecto de promoção do livro e da leitura nas instituições sociais do concelho de Braga, por Eva Fernandes. Marcação da data/hora pelo tel. 253 205 977.

6 de Novembro - Hora do Conto para Seniores

As histórias já cá estão”, com José Machado

25 de Novembro - 15h00

Ciclo de cinema para seniores, sob marcação prévia pelo tel. 253 205 977.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 28, 2008

Apresentação das propostas de estágio

Um grupo de alunos do 4.º ano da licenciatura em Serviços Social, da Faculdade de Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa apresentaram publicamente as suas propostas de estágio (continuidade dos projectos).

A sessão pública de apresentação surgiu no âmbito do início do ano lectivo de 2008/2009 e no seguimento do processo de estágio iniciado no ano lectivo anterior, promovendo-se um encontro no contexto da disciplina de Estágio e Seminário de Serviço Social V, sob a coordenação da docente Susana Cunha.

A iniciativa contou com a presença dos orientadores locais (onde decorrem os estágios) daqueles alunos do 4.º ano (finalistas), bem como dos colegas e orientadores de outros grupos de estágio, proporcionando uma troca de experiências e de convivência decorrentes dos contextos de estágio.

Susana Cunha, docente e orientadora académica realçou a importância do conhecimento das propostas de estágio e da partilha de experiências entre alunos e orientadores, fazendo um balanço positivo da iniciativa.

Os alunos estagiários são Baltazar Ribeiro (CPCJ de Braga), Cândida Pires (CPCJ da Póvoa de Lanhoso), Carlos Araújo (Segurança Social de Braga), Celina Alves (Casa do Povo de Ribeira do Neiva), Fábio Barbosa (Segurança Social de Vila Verde), Isabel Pereira (Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso), Isabel Rocha (Santa Casa de Misericórdia de Braga), Margarida Borges (Associação de Pais e Amigos da Freguesia da Cunha), Marta Carvalho (Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) e Rolando Silva (IPJ de Braga).

Enviado por Rolando Silva

Aladdin Jr.

ALADDIN JR.

Musical da Disney no Theatro Circo

2 NOVEMBRO > 16h30 E 18h30 > 12, 15 e 18€

LOTAÇÃO ESGOTADA JUSTIFICA

NOVA APRESENTAÇÃO

Esgotada que está a primeira sessão (16h30), a Direcção do Theatro Circo agendou para as 18h30 de 2 de Novembro uma nova apresentação de “Aladdin Jr. - O Musical da Disney”, espectáculo para o público infantil levado à cena pela Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Tendo por cenário Agrabah, cidade do encantamento, onde cada mendigo tem uma história e cada camelo um conto, “Aladdin Jr.” começa quando, às portas do palácio, está prestes a acontecer uma parada de príncipes que vai dar a conhecer o futuro marido da princesa Jasmine.

Enquanto a população aguarda com ansiedade, contrariada com o destino que esta cerimónia secular lhe reserva, Jasmine refugia-se no mercado árabe e conhece Aladdin, herói da lenda que colocou a lâmpada mágica, o génio e os três desejos no imaginário dos mais pequenos.

Adaptado a partir do filme de animação homónimo, “Aladdin Jr.”, versão musical preparada por elementos da Disney, mantém o enredo original e os temas musicais que se popularizaram por todo o mundo, designadamente “Um Mundo Ideal”, “Príncipe Ali”, e “Amigo Assim”.

Com um elenco de mais de três dezenas de actores profissionais e jovens talentos do novo teatro musical, “Aladdin Jr.” propõe, desta forma, um espectáculo caracterizado pela cor, ritmo, efeitos visuais e fantasia que distinguem as histórias da Disney.

Os ingressos, a 12, 15 e 18 euros, estão disponíveis na bilheteira do Theatro Circo.

Mais informação:

Luciana Queirós da Silva (luciana.silva@theatrocirco.com) ou em www.omusicalaladdinjr.com.sapo.pt, www.cortinadeveludo.com, www.theatrocirco.com e no “call center” 253 203 800.

Etiquetas: ,

Crianças em Perigo

Em nome da Bebés & Crescidos - Clínica de Psicologia, Saúde Escolar e Mediação Familiar, sob a Direcção Clínica do Prof. Doutor Eduardo Sá, dá-se conhecimento de que o

Congresso " Crianças em Perigo " , irá decorrer no dia 15 de Novembro, no Hotel Olissippo Oriente (Lisboa - Parque das Nações).

Este Congresso, destinar-se-á a Técnicos Superiores e Estudantes, sobretudo das áreas de Serviço Social, Intervenção Social e Comunitária, Sociologia, Ciências da Educação, Educação Social, Reabilitação Social, Medicina, Direito e Psicologia, mas igualmente a meros interessados na temática do desenvolvimento infantil.
Para completar esta divulgação, seguem em anexo os ficheiros contendo um breve texto de apresentação, cartaz e panfleto do Congresso.
Colocamo-nos ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Pela Equipa Bebés & Crescidos,

Cátia Gameiro

(91 495 70 75 )


--
Bebés & Crescidos__________
Rua Machado de Castro, N.7, R/C, Coimbra
Tel/Fax:239 841 109

Etiquetas:

O enquadramento legal do racismo

Exmos. Senhores,

Vimos, pela presente, convidar todos os interessados a participar numa Acção de Sensibilização sobre o enquadramento legal do racismo e o papel da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (http://www.cicdr.pt).

Esta sessão terá lugar no dia 27 de Outubro de 2008 (Segunda-feira), pelas 18:30, nas instalações do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante do Porto, sitas na Rua do Pinheiro, n.º 9, 4050-484 Porto.

A formação será ministrada pelo Consultor Jurídico do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Dr. Gonçalo Moita, e destina-se a todos os interessados nestas temáticas, designadamente, dirigentes associativos, membros de Associações, técnicos, voluntários ou outros interessados que pretendam aprofundar os seus conhecimentos acerca dos mecanismos legais de promoção da diversidade e defesa das vítimas de discriminação racial.

As confirmações de presença deverão ser enviadas para o correio electrónico: goncalo.moita@acidi.gov.pt até ao dia 24 de Outubro de 2008.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Joana Morais e Castro

CNAI Porto

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante do Porto
Rua do Pinheiro, n.º 9
4050-484 Porto

Horário: 2ª a 6ª das 08h30 às 16h30

Tel.: 22 207 38 10 Fax: 22 207 38 17
E-mail: geral.cnai-po@cnai.acidi.gov.pt
Website: www.acidi.gov.pt

Etiquetas:

O Que queres Ser Quando Fores Velho? Envelhecimento e Demência: cuidados e (des)cuidados

Exmos. Senhores

A Associação Lágrima Humana tem o prazer de os convidarem a estarem presentes no Seminário "O Que queres Ser Quando Fores Velho? Envelhecimento e Demência: cuidados e (des)cuidados" e se possível procederem à sua cobertura e também a publicita-lo junto dos profissionais da vossa associação, pois a nossa associação ainda está em expansão e nem sempre as nossas acções conseguem ter a visibilidade necessária, facto que só conseguimos colmatar com o apoio de instituições como a vossa, que nos apoiam e divulgam as actividades que desenvolvemos.

Este seminário contará com a presença do Professor Doutor Pinto da Costa, da Doutora Teresa Branco (Assistente social do Porto Social – Câmara Municipal do Porto), Doutora Filipa Ferreira (Neuropsicóloga do Hospital Militar), Doutora Sílvia Cunha (Nutricionista do Centro de Saúde do Marco de Canavezes), Dra. Leopoldina Alves (Assistente Social do centro de Saúde dos Carvalhos) entre outros oradores e será realizado no dia 30 de Outubro no Salão Nobre do Governo Civil do Porto das 9 horas às 16:30horas. Mais do que um seminário onde se fala de aspectos relativos ao envelhecimento pretendemos potenciar um dia de debate em torno de questões relevantes, um dia onde as emoções estejam à flor da pele e onde as realidade, por mais ingratas que sejam, estejam presentes, para em conjunto pensarmos na sociedade que nos rodeia nos apoios que a mesma nos presta e nas mudanças que são necessárias.


Desde já agradecemos a atenção dispensada para com o nosso contacto e colocamo-nos ao vosso dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Em anexo segue o cartaz do seminário assim como o programa do mesmo.

Sem mais nada a acrescentar despedimo-nos com os melhores cumprimentos

Presidente da Associação
Alzira Alves

Etiquetas:

Revestimento da escadaria nobre foi agora recuperado


MUNICÍPIO MOSTRA AO PÚBLICO

AZULEJOS DO CONVENTO DO PÓPULO


A Câmara Municipal de Braga apresenta publicamente, a 19 de Novembro, o trabalho desenvolvido na recuperação do revestimento azulejar da escadaria nobre do Convento do Pópulo.

De acordo com a Vereadora da Cultura, após a apresentação, que acontece às 12h00, iniciam-se visitas guiadas aos diferentes painéis de azulejos, sendo disponibilizado aos visitantes alguma literatura sobre este património.

De igual forma, vai estar instalado, a partir de então, na escadaria em referência, um quiosque multimédia que permite a visualização de um trabalho audiovisual sobre o processo de restauro ali desenvolvido.

As visitas-guiadas, gratuitas, que se iniciam a 24 de Novembro, dirigem-se ao público em geral, mas privilegiam a comunidade escolar, acontecendo às quartas, quintas e sextas-feiras, entre as 09h30 e as 11h30 e entre as 14h30 e as 16h30.

Implicam a inscrição prévia, que deve ser feita junto da Divisão Municipal de Renovação Urbana, tutela do Gabinete de Arqueologia, que coordenou este projecto de intervenção no património público: 253 203 150 (Ana Fernandes - extensão 1106) ou arqueologia@cm-braga.pt.

Ilda Carneiro, a Vereadora da Cultura, explica que o filme produzido sobre esta intervenção «mostra o processo de restauro e fornece ao público a percepção de todas as fases do processo de salvaguarda deste interessante e valiosíssimo património arquitectónico».

«Estas acções visam contribuir para a divulgação do património recuperado, promovendo a valorização e dinamização do edifício onde se insere – o Convento do Pópulo –, classificado como Imóvel de Interesse Público», sublinha.

CONVENTO DO PÓPULO

A construção da igreja e convento do Pópulo iniciou-se em finais do século XVI, pela ordem do arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus, com o intuito de albergar o seu jazigo. Ao longo do século XVIII foram introduzidas diversas alterações de carácter barroco, ainda hoje visíveis em múltiplos elementos decorativos do interior da igreja e nos azulejos do interior.

Em finais do século XVIII, sob a autoria do engenheiro e arquitecto Carlos Amarante, procedeu-se a obras de reconstrução, conciliando as matrizes barrocas com o neoclássico, recebendo o conjunto edificado a imagem que chegou até nós.

Após 1834, altura em que a ordem que ocupava o convento foi extinta, o imóvel foi transformado em quartel militar, perdurando essa função até à última década do século XX, altura em que foi adquirido pela Câmara Municipal de Braga, que iniciou os trabalhos de restauro e reabilitação necessários à salvaguarda do imóvel e à instalação dos serviços municipais.

Em 2006, com a colaboração do IPPAR, iniciaram-se os estudos e trabalhos técnicos que conduziram ao restauro do revestimento azulejar da escadaria nobre do convento, que se encontrava em elevado estado de degradação.

A intervenção teve por base o levantamento do estado de conservação dos mesmos, procedendo-se ao seu restauro, privilegiando o seu valor artístico, através do recurso ao uso de réplicas, colmatando lacunas existentes de modo a proporcionar a leitura e percepção estética do silhar de azulejo.

Subjacente a esta intervenção esteve também o intuito de disponibilizar ao público este património, numa dimensão turistico-cultural, para que possa ser plenamente fruído.

AZULEJARIA DA ESCADARIA NOBRE

As dependências conventuais do conjunto edificado são compostas por diversos espaços, de que se destaca o claustro e a escadaria nobre. Esta é composta por dois pares de lanços de escadas laterais, simétricas que conduzem a um patamar intermédio, amplo e rectangular, de onde irrompem dois lanços centrais opostos e que terminam nos corredores de acesso às alas laterais, respectivamente da frontaria e das traseiras.

A escadaria nobre apresenta revestimento em silhar de azulejo, composto por uma série de painéis de azulejo de contorno recortado. Datado do século XVIII, este silhar enquadra-se no período denominado como “Ciclo dos Mestres”, que se destacou pela monocromia azul e pela contratação de pintores de cavalete para a execução de painéis de azulejos, conferindo, assim, o efeito de tridimensionalidade ao espaço onde estavam inseridos.

Iconograficamente, o revestimento da escadaria nobre do convento do Pópulo apresenta temática religiosa, relacionada com a meditação contemplativa, pela figuração de monges agostinhos em cenários bucólicos, estando directamente relacionados com a ordem religiosa que ocupava o convento, a Ordem dos Ermitãs de Santo Agostinho

Em Portugal, o azulejo assumiu especial importância pelo modo de aplicação, associado à arquitectura através de revestimento, assim como pela sua longevidade e resistência física.

No entanto, o azulejo acabou por ultrapassar a sua função utilitária, alcançando estatuto de arte que reflecte a história e cultura portuguesa.

Câmara Municipal de Braga, 27 de Outubro de 2008

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Etiquetas: ,

Recenseamento

Caras(os) Colegas,
A Associação dos Profissionais de Serviço Social, até Janeiro de 2009 dirige as suas actividades para o máximo de concretização possível em direcção à ORDEM, sem todavia abandonar áreas em desenvolvimento e que, de certa forma, complementam e exercitam este interesse central. Trata-se de um período que se constitui num teste à capacidade de mobilização e participação da categoria profissional em torno de um objectivo que tem sido sentido como decisivo.
Deste modo, continuamos a contar com o Vosso apoio para a divulgação da ficha do recenseamento junto de todos(as) as Assistentes Sociais que conheçam. Agradecemos que as fichas após preenchimento sejam devolvidas para este e-mail: apss.norte@gmail.com
Em caso de duvida consultem o site da associação em www.apross.pt
Atentamente
A Delegação Norte

Etiquetas:

Estratégia Nacional para a Protecção Social e Inclusão Social 2008-2010

Encontra-se na AEFACIS o documento "Estratégia Nacional para a Protecção Social e Inclusão Social 2008-2010". Quem quiser recebê-lo terá que enviar um e-mail para aefacis@gmail.com com o seu e-mail pessoal.

Burla 2008

THEATRO CIRCO

apresenta

BURLA 2008

FESTIVAL DO BURLESCO

CIRCUS CONTRAPTION

8 NOVEMBRO> 21H30> 12€

THE ATOMIC BOMBSHELLS

14 NOVEMBRO> 21H30> 10€

A trupe “Circus Contraption” e as sensuais “The Atomic Bombshells” são as protagonistas da segunda edição do “Burla - Festival do Burlesco” que o Theatro Circo promove em Novembro.

Após o sucesso alcançado com o “Burla 2007”, o “Festival do Burlesco” regressa à sala principal a 8 de Novembro (21h30) com a apresentação do espectáculo “The Show to End All Shows” (“Espectáculo Para Acabar com Todos os Espectáculos”), pela “Circus Contraption”, companhia circense que aos mais tradicionais números de circo alia os estilos “vaudeville” e “dark cabaret”.

Em palco, a acção desenvolve-se em torno de uma família circense que, com todo o seu glamour, brilho e excentricidade típicos das décadas de 70 e 80, tenta ignorar a eminente decadência e destruição que começa a ameaçar o espectáculo, à medida que tudo começa a correr mal sob a tenda de lona.

Neste contexto, enriquecido pela música ao vivo da “Circus Contraption Band” e pelos esforços do entusiasta apresentador, a trupe natural de Seattle recria as mais tradicionais performances circenses – focas amestradas e suas bolas saltitantes, sereias voadoras, cães cor-de-rosa, entre outras – numa perspectiva que colocou este colectivo, ao longo de dez anos, na linha da frente do circo moderno.

Da “Circus Contraption”, resultado de uma surreal colisão entre circo, variedades, artes visuais, criação de máscaras, cabaret, música ao vivo, dança e inspiração vaudevilliana, fazem parte, entre outros, personagens tão exuberantes como Dexter Mantooth (baixista e artesão de peles), Acrophelia (acrobata), Pinky d’Ambrosia (vocalista, trompetista, bailarina e diva de ópera), Armitage Shanks (co-fundador, malabarista de fogo, vocalista, apresentador), Ernesto Cellini (equilibrista), Chamaleo (multi-instrumentista), Nova Jo Yaco (malabarista, bailarina, equilibrista), Darty Kangoo (acrobata) ou Pavel Merzo (palhaço).

Após a estreia em 1998, no Seattle Fringe Theatre Festival, a trupe, que é também responsável pelo lançamento de quatro trabalhos discográficos – “Our Latest Dialogue” (2001), “Gallimaufry” (2002), “Grand American Traveling Dime Museum” (2005) e “The Half-Wit’s Descent (2008) –, rapidamente estendeu as suas apresentações a salas de espectáculos dos Estados Unidos da América, enchendo plateias com as performances ““Bracing Curative”, “Eat Circus”, “The Beer, Bread & Cheese Cabaret”, “A Raree Show” e “Gallimaufry: Na Evening of Jiggery-Pokery”.

“THE ATOMIC BOMBSHELLS” CELEBRAM EXUBERÂNCIA FEMININA

“Nightfall in New Orleans” é a recém estreada performance que as sensuais “The Atomic Bombshells” trazem ao Theatro Circo a 14 de Novembro (21h30).

Oriundas dos quentes pântanos de Nova Orleães, cidade que homenageiam com “Nightfall in New Orleans”, as exuberantes bailarinas, que se distinguem no mundo do burlesco pela exibição descomplexada das formas femininas com estilo e bom humor, colocam em cena aquele que afirmam já como «o mais extravagante e intoxicante espectáculo das “Bombshells”».

Acompanhadas, na circunstância, pelo mestre-de-cerimónias Jasper McCann, as ousadas Kitten La Rue, Fanny N’Flames, Lily Vanderloo, Miss Índigo Blue, Honey D. Luxe e Ivy St. Spectre trazem ao palco do Theatro Circo números como “Funeral Jazz”, “A Rainha do Mardi Gras” (carnaval típico de Nova Orleães) e uma inédita homenagem às lendas do burlesco de Bourbon Street, designadamente Blaze Starr, Wild Cherry e Evangeline, The Oyster Girl.

Com as participações especiais da cantora Coco Bellissimo e de Waxie Moon, as “Bombshells” recorrem ainda, neste espectáculo, a uma banda sonora ritmada, imparável e jazzística para demonstrar «o que significa sentir saudades de Nova Orleães».

Presença assídua em publicações como “GQ”, “Bust”, “Tease” ou “MTV.com”, as “The Atomic Bombshells” estrearam-se no “The Showbox”, em Seattle, ao lado da super estrela do burlesco Dita Von Teese, acontecimento que deu origem a um percurso ascendente com plateias esgotadas nas mais conceituadas salas de espectáculo e a participação em eventos como Tease-O-Rama, Festival de Burlesco de Nova Iorque e “Miss Exotic World”.

Em Seattle, “The Atomic Bombshells” foram a primeira trupe a levar o burlesco ao histórico Triple Door Theater bem como à mais antiga casa de espectáculos de estilo “vaudeville”, Columbia City Theater.

Recentemente, as “Bombshells” atravessaram o oceano com o seu “gospel de porpurinas” e actuaram para salas lotadas em Amesterdão, Berlim e Xangai.

Ingressos, a 12 euros para “Circus Contraption” e 10 euros para “The Atomic Bombshells”, disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Mais informação:

Luciana Queirós da Silva (luciana.silva@theatrocirco.com) ou em www.theatrocirco.com, www.circuscontraption.com, www.myspace.com/theatomicbombshells, www.theatrocirco.com e no “call center” 253 203 800.

Etiquetas: ,

Os Lusíadas

COMPANHIA DE TEATRO DE BRAGA

apresenta

“OS LUSÍADAS”

ENCENAÇÃO DE ALEXEJ SCHIPENKO

REGRESSA AO PEQUENO AUDITÓRIO

21 a 30 Outubro > Theatro Circo

A Companhia de Teatro de Braga coloca em cena, a partir de desta terça-feira (21), “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, com encenação e dramaturgia de Alexej Schipenko.

Consubstanciada numa «longa, estranha e assombrosa Viagem no Tempo, vivida por um punhado de Lusos, projectados num Futuro e tornados heróis pela Ideia e pela Pena de Luís de Camões», a adaptação teatral da obra mais emblemática da literatura portuguesa – que estará em reposição de 21 a 23 (11h00, 15h00 e 21h30), 25 (21h30), 26 (16h00) e de 28 a 30 (11h00, 15h00 e 21h30) deste mês – propõe a transformação do texto numa forma visual protagonizada pelos indispensáveis Luís, Vasco, Adamastor, Mouros, pelo Rei de Melinde e pelas Ninfas, entre muitos outros.

«A principal situação inscrita no poema é uma viagem, um trajecto, um estado de trânsito», expõe o encenador russo que, ao mesmo tempo, revela que «o importante não é aquilo que acontece mas como acontece».

Protagonizado por Carlos Feio, Rui Madeira, Rogério Boane, Jaime Soares, Solange Sá, Teresa Chaves e Puppa Formusura, actores responsáveis pela interpretação de um pequeno, mas aguerrido, grupo de portugueses que, a bordo da Nave Especial, prossegue com a saga de querer “dar novos mundos ao mundo”.

Partindo do trabalho desenvolvido com o “Auto da Barca do Inferno”, a Companhia de Teatro de Braga regressa com “Os Lusíadas” transmutados na sua forma pelo olhar de Schipenko, numa incursão exploratória pelo universo da Língua e da Literatura Portuguesas.

Considerado um dos mais radicais autores russos, Schipenko iniciou em 2005 um processo de colaboração com a Companhia de Teatro de Braga, que resultou na criação e encenação das peças “A Vida Como Exemplo” e “Praça de Touros” (2006).

Destinado a um público maior de 16 anos, os ingressos, a 10 euros para o público em geral e a 5 euros para estudantes e pessoas com mais de 65 anos, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo. As sessões das 11h00 e 15h00 destinam-se a escolas, mediante marcação prévia.

Mais informação: www.ctb.pt; www.teatrocirco.blogspot.com; www.theatrocirco.com; luciana.silva@theatrocirco.com e através do “call center” 253 203 800.

Câmara Municipal de Braga, 21 de Outubro de 2008

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Etiquetas: ,