FacisNotícias

Blog da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga

quarta-feira, março 28, 2007

Perante a dignidade e diálogo da comunidade cigana, a resposta é policia!!

Após uma semana de pedidos de diálogo, apoio da população do Porto e outras tantas acções realizadas pela comunidade cigana da Rua do Bacelo, hoje, pelas 7h da manhã a resposta às reivindicações sociais foi, uma vez mais, policial.

Eram cinco da manhã quando a acção, que quase parecia militar, começou. Cortaram a água, como se de terroristas se tratem as pessoas que aí viviam. O cerco começa pela polícia que sitia a comunidade com prepotência e arrogância. Entram pelas casas das pessoas, o chefe da operação, com a identificação escondida responde com as palavras "não quero saber disso" perante a apresentação de um certificado que prova a propriedade privada do terreno e deslegitima a acção de despejo.

Não. Aquilo que a Câmara, Rui Rio e a polícia já têm o hábito de fazer é pisar os direitos das pessoas e com mais prazer, alguns, se de ciganos se tratam. Activistas do SOS Racismo e da Plataforma Artigo 65 que aí dormiam são intimidados pelos polícias.

Mas não houve violência, como muita gente esperava. E daí a lição de dignidade, mais uma que esta comunidade nos dá. Vão continuar, não sabem para onde vão, mas continuam dispostos a lutar pela via mais civilizada, pacífica e honrada. Tudo adjectivos que contrariam os preconceitos que estigmatizam a comunidade cigana.

Agora que acabam de cair as últimas barracas e ante as incertezas de onde passar a noite, o SOS RACISMO afirma:

A sua constante solidariedade e permanência no terreno, através da Plataforma, hoje e enquanto estas famílias não forem realojadas.

Denuncia a arrogância do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que ante pedidos de diálogo e políticas sociais responde com autismo, prepotência e medidas policiais. E mais, denuncia as políticas racistas e xenófobas, ante a solução apresentada com as pensões. Porque não respeita a cultura cigana e não dá garantias de realojamento.

Apela a toda a sociedade que se solidarize com esta causa, que é causa de muitos e muitas. O direito à habitação, à igualdade e o respeito pelos direitos humanos.



Pelo SOS RACISMO

Ricardo Gomes

Porto, 27 de Março de 2007

Apartado 22508 1147-501 Lisboa

sosracismo@gmail.com

www.sosracismo.pt

Tel. 217552700/ Fax e msg 217552701

Nº cont: 503 106 054

P. C. de Utilidade Pública (DR 269 - 20/11/96)