FacisNotícias

Blog da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga

segunda-feira, março 19, 2007

Iraque: Há quatro anos em guerra!

A 11 de Março de 2006, George W. Bush enviou mais de 4700 soldados para o Iraque mostrando ao mundo que a célebre expressão “Victory in Iraq” (Vitória no Iraque) estava bem longe de ser verdade. Aliás, a invasão do Iraque parece estar repleta de factos bem longe da verdade.

Bush e a sua coligação, mentiu sobre as armas de destruição massiva no Iraque. Dizendo criticar os processos do antigo ditador, aplaudiu a execução de muitos dirigentes do governo de Saddam, incluindo a do próprio Saddam, depois de uma farsa de julgamento. Enquanto prometia uma alternativa de regime ao povo iraquiano, foi responsável por 3193 baixas dos EUA e 256 baixas da coligação Mentiu aos estudantes americanos de classes mais baixas quando disse que entrar para o exército é sinónimo de ensino pago pelo governo e, consequentemente, melhoria de vida, quando na realidade não é mais do que um engodo para o recrutamento para o Iraque. Estima-se que já terão morrido cerca de 5000 a 6000 militares iraquianos e mais de 65000 civis iraquianos e ainda por cima, suspeita-se que a invasão continue para o Irão.

No Iraque, os massacres e torturas por parte do exército dos EUA são bem conhecidos por todos nós. Afinal qual é a alternativa de Bush para o povo iraquiano? Afinal quem são os verdadeiros terroristas aqui?

A 20 de Março de 2003 começou a operação “Liberdade para o Iraque”, quatro anos depois temos uma guerra civil.

Pedro Mendes