FacisNotícias

Blog da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa do Centro Regional de Braga

quinta-feira, junho 07, 2007

Mobilização Estudantil no Brasil

A Reitoria da Universidade de S. Paulo (USP) está ocupada há 32 dias pelos estudantes, como forma de protesto pelas decisões tomadas pelo governador de S. Paulo. Docentes e funcionários estão em greve desde o dia 25 de Maio. As manifestações estão a alargar-se ao plano nacional: há já cinco universidades com reitorias ou direcções de curso ocupadas e 34 instituições paralisadas.
Em causa está a reforma do ensino superior no estado de S. Paulo que foi ditada por decreto, ou seja sem discussão com a comunidade académica. Este documento pretende limitar a autonomia das Universidades permitindo que o governo interfira em questões internas como na aplicação de verbas ou nas áreas de investigação. Além disso separa o maior orgão de apoio à investigação (Fapesp) das Universidades, fragmentando o sistema de ensino.

Para os manifestantes esta é uma tentativa de submeter o ensino superior e a investigação aos interesses do mercado. Depois da publicação do decreto houve tentativas de discussão com o reitor da Universidade que não compareceu às reuniões marcadas. Os estudantes mobilizaram-se criando grupos de discussão e manifestações de protesto. Esta mobilização foi feita à margem da União Nacional dos Estudantes (UNE) que procura controlar o movimento, silenciando os estudantes e dando carta-branca ao governo.
Em resposta, os estudantes da USP convocaram um Plenário Nacional de Estudantes em Luta para dia 16, procurando articular a acção a nível nacional potenciando a mobilização contra a mercantilização do ensino superior.

O movimento estudantil não anda a dormir...

mais em: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/06/384483.shtml